Bandeira

A Bandeira do Município de Patos, idealizada pelo artista plástico Anésio Araújo, foi oficializada pelo Decreto nº 02, de 24 de outubro de 1978, constituindo-se de duas cores em partes iguais: uma azul fechada e uma branca, servindo de fundo para o escudo, também de cor azul, que retrata em um dos lados dois patinhos singrando as águas de uma lagoa e de longe um sol nascente por trás de uma serrania. No outro lado a igreja de Nossa Senhora da Conceição. O escudo acha-se encimado pelas cinco torres heráldicas em cuja base encontra-se a data 24-10-1903 e é circundada por dois ramos, um de milho e outro de algodão.

A descrição da Bandeira de Patos retrata de forma histórica e geográfica a nossa cidade. Nas cores predominantes estão as referências ao manto da Padroeira Nossa Senhora da Guia; na lagoa e patos, evidenciamos a origem da denominação do lugar; na primeira igreja o ponto de partida para a origem do próprio município; nas muralhas a disposição dos filhos da terra em prol de sua defesa, na data o dia que marcou a elevação de Patos à categoria de Cidade e no sol, as nossas características climáticas.

O concurso que selecionou a nossa flâmula teve em sua presidência a professora Marlene César Bezerra, então Secretária de Educação e Cultura do Governo Edmilson Mota, sendo que a avaliação no campo heráldico foi confiada ao historiador Deusdedit Leitão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *