São João


Diante da necessidade de se adequar aos novos tempos e, acima de tudo, acompanhar a concorrência de outros municípios, a cidade de Patos acabou por conquistar o primeiro lugar nos festejos juninos, em termos de interior. Se antes éramos meros cumpridores da tradição: fogueiras, forró pé de serra, quadrilhas, fogos, comidas típicas, etc, passamos também a comportar as grandes atrações que aos poucos foram envolvendo a juventude.

A partir de 1997, grandes investimentos foram feitos, pelo poder público e iniciativa privada, fato que culminou na conquista de um espaço turístico consistente, que durante dez dias, movimenta o comércio, a indústria e o setor de prestação de serviços, dentro de um clima de animação que envolve todos os segmentos da Capital do Sertão.

Para se ter uma idéia da grandiosidade da festa, basta lembrar algumas das atrações de 2003, momento em que a cidade comemorava o seu centenário: Zezé de Camargo e Luciano, Limão com Mel, Sirano e Sirino, Pinto do Acordeon, Elba Ramalho, Genival Lacerda e Amazan. Ainda dentro das opções, anualmente somos sede de uma das eliminatórias do Forró Fest Festival Nacional de Músicas Regionais, promovido pelas afiliadas da TV Globo: Cabo Branco e Paraíba, dando oportunidades aos artistas da região. O São João transforma a cidade em um grande arraial, com uma decoração característica e alusões aos acontecimentos de sua história. A programação diurna também é recheada ao forró tradicional, com a presença de grupos de sanfoneiros nos principais pontos do comércio, sem falar nas competições, a exemplo das corridas de jegues e da fogueira, pau de sebo e atividades paralelas nas ruas de diversos bairros, a partir das tradicionais quadrilhas. Com a proteção de Nossa Senhora da Guia e a inspiração de Santo Antônio, São João e São Pedro, o município de Patos passou a manter a patente de melhor festa junina do Sertão da Paraíba, recuperando o lugar que havia perdido no passado para cidades como Santa Luzia, no Vale do Sabugi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *